PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Notícia:

"Avanço da Liderança Feminina"

"Estamos na quarta edição do Fórum Mulheres em Destaque e a cada ano percebemos a importância de trazer para o debate modelos de mulheres para inspirar executivas do futuro. Temos acompanhado o crescimento da participação feminina nos cargos de liderança e esse avanço contribuiu muito na construção de novos modelos a serem seguidos. Conversamos com a Ph.D em Economia, Regina Madalozzo, que faz parte do Conselho Consultivo do Fórum, é professora do Insper e realiza diversas pesquisas ligadas a economia de gênero e do trabalho. "

Na opinião dela, é preciso um debate maior sobre o assunto para melhora desse cenário, além da conscientização de que dar espaço para mulheres na liderança não é um favor, mas sim uma busca por melhores resultados com a complementação dos gêneros. 

FMD pergunta: Qual é a importância do evento para as executivas brasileiras?
Regina Madalozzo:
São espaços como o Fórum Mulheres em Destaque que possibilitam uma maior amplitude do debate a respeito da carreira das mulheres e formas de impulsionar o mercado de trabalho feminino. Sem uma discussão sobre o tema, sem que as ideias sobre formas mais adequadas para aumentar o número de mulheres em cargos de liderança nas empresas sejam expostas, é muito difícil imaginar um panorama de melhora nas condições de trabalho femininas. O Fórum é mais uma forma de tornar essa igualdade uma realidade mais próxima.

FMD pergunta: Você vem do mercado de economia, um segmento dominado pelo público masculino. Como sempre lidou com isso? Hoje essa realidade já é diferente? 
Madalozzo: Sim, uma grande parte dos economistas são homens, muito pela cultura de que faculdades com forte background quantitativo seriam mais propícias para receber homens como alunos. Percebo uma mudança no ingresso de novos alunos e alunas na faculdade, com o aumento do ingresso de mulheres. Mesmo com uma maior parcela de homens do que mulheres nas faculdades de economia, considero que é muito rica essa experiência e oportunidade de poder conhecer formas de pensar e agir diferentes das que me são naturais e o convívio com pessoas diversas faz isso.

FMD pergunta: Na sua opinião, quais são os aspectos positivos da liderança feminina nas empresas? 
Regina Madalozzo: Eu diria que os aspectos positivos surgem mais da complementação de homens e mulheres na liderança das empresas do que somente “de homens” ou “de mulheres” como líderes. A diversidade surge em diversos aspectos e, naturalmente, na diferenciação dos gêneros. Em grande parte, homens guardam características de liderança mais focada, direta e autônoma e as mulheres, também em grande parte, apresentam um estilo de liderança mais colaborativo, com atenção a muitos detalhes ao mesmo tempo, com tendência a colocar o foco nas pessoas. Isso não quer dizer que todos os homens ajam de uma forma e todas as mulheres de outra. É justamente com a complementação desses aspectos que as empresas podem tirar mais proveito das qualidades e pontos fortes de cada um deles.

FMD pergunta: Que lacunas as mulheres ainda encontram para o desenvolvimento de competências? 
Regina Madalozzo: Do meu ponto de vista, o maior problema é a questão de role models (modelos) e não necessariamente de competências (o que pode ser tratado de uma forma muito similar para homens e mulheres). A mulher que atua ativamente na liderança ainda é muito recente e não temos uma gama muito ampla de exemplos a serem seguidos como executivas de sucesso para as novas gerações.

FMD pergunta: Mas esse cenário vem mudando e vemos mais mulheres de sucesso, como as palestrantes do Fórum. 
Regina Madalozzo: Existem sim muitas mulheres bem sucedidas em suas profissões, mas a própria existência de um Fórum para discutir aspectos da inclusão das mulheres na liderança das empresas mostra que estamos muito longe da igualdade de homens e mulheres no topo das empresas. Dessa forma, um jovem executivo tem a sua disposição diversos role models, pessoas com vidas e experiências muito diferentes entre si para que ele possa escolher ou adaptar seu caminho de carreira. O mesmo não é possível para as jovens executivas. Elas têm menos mulheres como líderes e, muitas vezes, as que conquistaram a liderança abriram mão de aspectos importantes de suas vidas para conseguirem esse sucesso, o que pode ser um preço alto demais para ser pago. As mulheres poderiam – e usam! – líderes homens como modelo, mas, isso é um ponto de desvantagem para que elas se identifiquem e tracem seus caminhos de forma mais segura.

FMD pergunta: Quais são as iniciativas que precisam ser tomadas para que as mulheres alcancem cada vez mais o equilíbrio em altos cargos de gestão? 
Regina Madalozzo: Em primeiro lugar, a conscientização de que não é um “favor” dar espaço para as mulheres terem sucesso nas empresas. Diversas pesquisas mostram uma correlação positiva entre lucratividade das empresas com o número de mulheres na liderança. A informação a respeito da importância das mulheres como líderes nas empresas precisa ser um assunto lembrado a todo momento, discutido de forma ampla e livre de preconceitos para que possamos ter sucesso nessa maior inclusão. Em seguida, eu diria que o papel do presidente da empresa é fundamental para que o equilíbrio entre os gêneros seja realidade nos altos cargos de gestão. É esse líder que define a estratégia da empresa e seus negócios com relação a inclusão e permanência de um número maior de mulheres como executivas. Por fim, iniciativas como fornecer mais flexibilidade no local e horário de trabalho (para homens e mulheres), programas de mentoria e sponsorship dentro das empresas e o foco em networking são medidas complementares que apresentam uma taxa de sucesso bastante razoável para que as mulheres cheguem em maior número aos cargos mais altos nas empresas. 

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR