PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Artigo:

"O Valor Econômico Da Diversidade De Gênero Para As Organizações." Por Cristina Kerr.

"Estamos na quarta edição do Fórum Mulheres em Destaque e a cada ano percebemos a importância de trazer para o debate modelos de mulheres para inspirar executivas do futuro. Temos acompanhado o crescimento da participação feminina nos cargos de liderança e esse avanço contribuiu muito na construção de novos modelos a serem seguidos. Conversamos com a Ph.D em Economia, Regina Madalozzo, que faz parte do Conselho Consultivo do Fórum, é professora do Insper e realiza diversas pesquisas ligadas a economia de gênero e do trabalho. "

Em 2011, quando idealizei e lancei o 1º Fórum Mulheres em Destaque para tratar sobre a Liderança Feminina e a importância da ascensão das mulheres aos cargos de gestão nas corporações, pouco se falava sobre este tema. Além disto, sobre diversidade de gênero era tratado nas empresas como uma questão de responsabilidade social.

Desde então muitos paradigmas foram quebrados e algumas corporações passaram a compreender que iniciativas que visam o equilíbrio de gênero conseguem impactar positivamente a performance financeira das empresas.

Esta informação vem sendo sustentada por diversos estudos realizados pelo mundo onde foram detectados melhores resultados em empresas que possuem um número mais equilibrado de homens e mulheres na liderança. As empresas estão reconhecendo a importância da equidade de gênero para consolidação da alta performance.

A McKinsey realizou um estudo e mediu a “excelência organizacional” de empresas na Europa, América do Norte e Ásia avaliando nove critérios organizacionais. Quando a McKinsey examinou as equipes de gerência sênior dessas empresas, concluiu-se que aqueles com três ou mais mulheres tiveram resultados mais altos, em média, do que as equipes que não tinham mulheres.

As empresas da Fortune 500 com melhores desempenhos financeiros tinham mais mulheres nas equipes de alta gerência do que empresas de desempenho mais baixo. Esta descoberta demonstra que a conexão entre diversidade de gênero em equipes de alta gerência e desempenho financeiro é significativa.

Uma das pesquisas da Catalyst, organização não-governamental que apoia e incentiva a liderança feminina nas empresas, descobriu que empresas com mais mulheres na diretoria superaram aquelas com menor número de mulheres em três medidas financeiras: rentabilidade de capital (53% mais alta), rendimento de vendas (42% mais alto) e retorno sobre capital investido (66% mais alto). Estes resultados prevaleceram em empresas com três ou mais mulheres em cargos de liderança. E concluiu que mulheres na diretoria e mulheres em cargos de liderança sênior estão ligadas a melhores desempenhos financeiros.

A Catalyst apresentou em 2014 um relatório onde compilou uma série de estudos realizados pelo mundo para comprovar os benefícios econômicos da liderança feminina:

Na Alemanha, um estudo realizado com mais de 150 empresas por mais de cinco anos, confirmou que empresas com 30% dos cargos de diretoria ocupados por mulheres, superavam financeiramente as diretorias só com homens. Isso se traduz em um “número mágico” de, mais ou menos, três mulheres em cargos de liderança, baseando-se na média de tamanho destas empresas.

No Reino Unido, um estudo analisou mais de 900 mil empresas de sociedade limitada e constatou que empresas com mulheres diretoras tiveram um risco menor de falência do que outras empresas. Um número maior de mulheres em gerência e posições de liderança sênior foi associado a organizações com melhores desempenhos.

Na Finlândia, um dos países com maior equilíbrio na diversidade de gênero em cargos de liderança do mundo, realizou um estudo com grandes empresas e descobriu que aquelas com presidentes mulheres eram, em média, 10% mais lucrativas do que empresas correspondentes com homens presidentes.

Estas pesquisas revelam que empresas com maior representação de mulheres em alta gerência superaram financeiramente aquelas empresas com menor representação de mulheres. Além da diversidade de gênero, existem outros fatores determinantes que contribuem para o desempenho financeiro que incluem inovação, eficiência, satisfação do funcionário e um ambiente de trabalho inclusivo. Estes fatores são fortemente identificados no perfil da liderança feminina.

Em resumo, todos estes estudos comprovam que a diversidade de gênero é realmente um fator de desempenho financeiro e as empresas que querem fazer negócios com inteligência devem desenvolver programas de liderança feminina para reter as mulheres em cargo de diretoria e c-level e alavancar o talento das mulheres em cargos gerências para que elas possam chegar aos cargos de liderança.

A Plataforma Liderança Feminina que inclui o Fórum Mulheres em Destaque surgiu justamente com a proposta de apresentar programas de diversidade de gênero e contribuir para o aumento de mulheres em cargos de liderança nas organizações.

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR