PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Notícia:

"O perfil feminino acelerador de carreira"

“Incluir as mulheres viabiliza o crescimento econômico”. Conversamos com Alessandra Ginante, VP de Recursos Humanos da Avon sobre a importância de se discutir os maiores desafios das executivas brasileiras.

Alessandra Gigante será palestrante da 4ª Edição do Fórum Mulheres em Destaque no dia 25 de novembro, às 11h05, no painel “NEGOCIAÇÃO | O Perfil Feminino em Negociações Complexas Aceleradoras de Carreiras: Entendendo o Jogo e Jogando para Ganhar”.

FMD pergunta: O estilo predominante feminino tem sido um acelerador na carreira das executivas brasileiras? 

Alessandra: “Acredito que o equilíbrio entre os estilos que aprendemos a estereotipar como masculino (pragmático, competitivo, orientado ao resultado no curto prazo) e feminino (intuitivo, sustentável, empático) é o necessário para o sucesso nas organizações complexas e mutantes de hoje. Liderar somente com um dos lados da moeda é insuficiente. Sendo assim, acho que o maior acelerador da carreira das executivas brasileiras que eu conheço foi, na prática, uma competência estratégica e de execução muito acima da média pois as que estão no topo hoje provavelmente tiveram que se provar muito mais do que um profissional homem que iniciou sua carreira no mesmo período. Vale lembrar que homens podem ter um estilo mais feminino de gestão e mulheres podem ter um estilo mais masculino de gestão. Não há correlação direta entre gênero e estilo de gestão ao meu ver”.

FMD pergunta: Como você avalia o crescimento das mulheres em cargos de liderança no Brasil? 

Alessandra: Os números são inquestionáveis: a presença de mulheres em cargos de liderança no Brasil e no mundo ainda é muito tímida. Tal situação vai na contra mão do fato de que elas no Brasil têm maior número médio de anos na escola e de que já têm alta representatividade nas posições mais baixas nas estruturas organizacionais. Em outras palavras, não há poucas mulheres em cargos de liderança por elas serem menos qualificadas que os homens, ou ainda por elas não terem optado por uma vida corporativa. O efeito funil que observamos da média para a alta gerência na grande maioria das organizações no Brasil existe por não termos culturas organizacionais que valorizam a diversidade de gênero e por não termos, como sociedade e iniciativa privada, encontrado um modelo de equilíbrio entre família e carreira que permita à mulher conciliar adequadamente todos os seus projetos de vida e também um modelo que atribua aos homens maior papel nos temas da vida fora do escritório e dentro do lar.

FMD pergunta: Qual é a importância de discutir este tema no Brasil? Por que? 

Alessandra: A importância ao meu ver é econômica e também social. Ao não incluirmos de fato os talentos femininos na busca por profissionais para cargos no topo das organizações, estamos desconsiderando mais da metade do pool de candidatos qualificados. Com o envelhecimento da população e o crescimento econômico que esperamos que o Brasil venha a ter, a escassez de talentos que já percebemos hoje será agravada. Sendo assim, incluir as mulheres viabiliza o crescimento econômico. Além disto, um modelo social que inclua as mulheres mais e mais nas organizações mas não promova uma redistribuição das demais atividades típicas da vida em família entre parceiros e filhos, pode desestruturar a sociedade por trazer um desequilíbrio entre o empenho na produção econômica e a atenção à reprodução humana. Precisamos tanto de mais mulheres nas corporações como mais zêlo na família no que tange, por exemplo, a alimentação e educação dos filhos e ambos os gêneros precisam contribuir em todas as frentes.

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR