PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Artigo:

Filhas de mães que trabalham fora ocupam cargos mais altos, aponta estudo de Harvard

É comum vermos muitas mulheres que têm filhos se sentirem culpadas por trabalharem fora e não conseguirem dedicar grande parte de seus dias a eles. Para tranquilizá-las, uma pesquisa da Harvard Business Schooll mostrou que uma mãe trabalhar fora de casa influencia diretamente de forma positiva no comportamento e sucesso profissional dos filhos.

Segundo o estudo, filhas de mães que trabalham têm mais chance de conseguir empregos por mérito próprio e serem bem sucedidas, com cargos mais altos, de maior responsabilidade e salários melhores. Os filhos, por sua vez, costumam contribuir mais nas tarefas domésticas e no cuidado com as crianças.

A pesquisa foi realizada em 24 países entre os anos de 2002 e 2014. O Brasil não participou, mas as questões relacionadas à conciliação de carreira e maternidade também são bastante recorrentes entre as mães brasileiras.

O estudo deu prioridade para a seguinte pergunta:Sua mãe já trabalhou de forma remunerada após seu nascimento ou até os seus 14 anos?”. A ideia não era saber se a mãe trabalhava muitas horas por semana, mas apenas saber se a criança tinha um modelo que mostrava que as mulheres trabalhavam dentro e fora de casa, e saber como os filhos lidavam com isso.

A conclusão da pesquisa foi que esse fato pode influenciar em diversos aspectos na vida, como no cargo, que tende a ser de maior responsabilidade, e que não interfere no futuro salário dos homens.

A pesquisa mostrou que quando os pais trabalham fora de casa, além de ajudar a família economicamente, eles estão ajudando em termos psicológicos e servem de inspiração para os filhos.

Os resultados indicam que quando se trabalha dentro e fora de casa, os pais passam a mensagem de que as contribuições nos dois lugares são igualmente valiosas, o que faz com que as crianças tenham visões de gênero mais igualitárias e menos propensas a manter papéis tradicionais de homem provedor e mulher dona de casa.

Os desafios que mulheres enfrentam para conciliar a sua vida profissional e pessoal e quais são seus grandes dilemas, entre outros serão tratados no 5° Fórum Mulheres em Destaque que acontece nos dias 25 e 26 de novembro de 2015, na Fecomércio. Faça sua inscrição e venha participar deste encontro!

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR