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29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

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Artigo:

Método GTD: organização e produtividade

O GTD – Getting things done ­– é um método de organização e produtividade pessoal, criado por David Allen, com o objetivo de “esvaziar a mente” para aliviá-la de todo estresse acumulado pela quantidade de informação e tarefas que temos.

A ideia do método consiste em retirar todas as atividades e compromissos da cabeça e colocar em uma caixa de entrada, para que assim você só se preocupe com a realização das tarefas. Segundo David Allen, ter a mente clara e livre de preocupações é o segredo para conseguir foco e se ocupar com o que realmente importa.

Quando iniciamos nosso dia, ligamos o computador e nos deparamos com vários e-mails, encontramos a secretária eletrônica cheia de recados e o bloco de anotações lotado de tarefas. Quando começamos a resolvê-las, o telefone toca com alguém solicitando algo urgente. Então, o que fazer primeiro? O método GTD existe justamente para ajudar na organização e aumentar a produtividade na resolução de tantas demandas.

O GTD está dividido em cinco processos que devem ser feitos regularmente. São eles:

Captura: devemos coletar tudo o que precisa ser feito, as ideias que surgem do nada, os compromissos e as tarefas do trabalho.

Processamento: após coletar tudo, está na hora de processar e ver o que necessita de mais informações ou de ajuda para a resolução.

Organização: neste ponto é necessário definir as prioridades de cada demanda, para decidir o esforço que será aplicado para resolvê-la no tempo definido.

Execução: finalize tudo o que agendou para este dia. Outro ponto relevante do método é que tarefas que levem menos de dois minutos não entrem na agenda, mas sejam realizadas na hora. Isto é importante para tirar ocupações curtas, mas que são pendências no caminho, visto que alguns projetos podem ficar parados por conta delas. Além disso, quando finalizamos alguma coisa temos a sensação de que estamos mais produtivos.

Revisão: uma vez por semana é recomendado fazer a conferência de nossa agenda, a fim de retirar tarefas realizadas e definir as próximas prioridades.

A base do GTD é esvaziar nossas cabeças de todas as tarefas e compromissos que deveríamos fazer e colocá-los num sistema externo – um aplicativo, uma agenda ou até mesmo um caderno – visto que ela não é capaz de organizá-los e impossibilita nossa conferência e organização. Essas opções são ideais para ajudar a conciliar compromissos da vida social com a profissional e aumentar a produtividade.

O método GTD é uma dica do Fórum Mulheres em Destaque para ajudar a organização do seu dia a dia. Participe da 5ª edição do evento e conheça mais dicas, métodos e histórias que podem ajudar a incrementar a produtividade. Participe do 5° Fórum Mulheres em Destaque, nos dias 25 e 26 de novembro, na Fecomércio.

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