PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Artigo:

Seja intraempreendedor de sua empresa

Seja intraempreendedor de sua empresa

O intraempreendedorismo, como já diz o nome, é o empreendedor interno, dentro dos limites de uma organização. Ter uma postura ativa dentro da empresa é muito importante para garantir destaque e valor. Os intraempreendedores assumem riscos, transformam ideias em negócios rentáveis e contribuem para a motivação dos colegas de trabalho.

Esse conceito está cada vez mais difundido nas grandes empresas.  Os recrutadores têm buscado pessoas que possam oferecer “algo a mais” para a empresa, que se dediquem, criem novas opções e tornem a organização mais competitiva.

Os colaboradores intraempreendedores costumam possuir capacidade diferenciada de analisar cenários, criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades. Para que o intraempreendedorismo funcione, as empresas têm que estar dispostas a dar liberdade para os funcionários criarem e engajarem os negócios da corporação.

Essa característica tem sido muito valorizada pelas empresas de todos os portes, principalmente por agregarem valor ao trabalho final. É uma atitude indispensável para recriar a cultura empreendedora interna e reinventar processos e técnicas que possibilitem o encontro de novos mercados e produtos.

É missão das organizações encontrar profissionais que estejam engajados com os propósitos da empresa, que pensem de maneira global, mobilizem as pessoas e se preocupem com todos.

 

Quais são as características do intraempreendedor?

Os profissionais intraempreendedores são inquietos, ousados e criativos. Sabem lidar muito bem com o novo e não têm medo de correr riscos e divulgar suas ideias. Estão sempre pensando na melhoria do seu setor ou da empresa como um todo, lutam contra a estagnação e possuem grande habilidade para superar desafios.

A característica fundamental é o espírito empreendedor: diferente da vontade de abrir o próprio negócio, eles buscam colaborar com o sucesso da empresa, ter bons salários e elevar seus nomes dentro da organização.

 

Como incentivar o aparecimento dos intraempreendedores?

É fundamental que a empresa crie as condições necessárias para que o intraempreendedor se desenvolva, esteja disposta a abrir mão do conservadorismo nos processos de tomada de decisão e permita que seus colaboradores opinem e sugiram melhorias.

A alta gerência das empresas precisa entender a importância dos intraempreendedores e motivá-los. A criação de programas de coaching ou mentoring é uma boa opção para realizar o acompanhamento e estímulo dos colaboradores que se destacam.

O tema intraempreendedorismo vem sendo cada vez mais discutido no ambiente corporativo brasileiro, pois as empresas estão passando por uma grande necessidade de promover a cultura interna de inovação para aumentar a competitividade.

O 5° Fórum Mulheres em Destaque tem como objetivo incentivar o espírito intraempreendedor nas pessoas para que possam se destacar cada vez mais em suas empresas. Garanta sua participação no evento que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, na Fecomércio.

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR