PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Artigo:

“Somos muito melhores com equipes diversas” afirma Rafael Cecilia da Cummins

Uma pesquisa internacional da empresa Ernest & Young concluiu que tanto homens quanto mulheres acreditam que a liderança feminina fortalece as companhias, e concordam que medidas de gerenciamento de carreiras das empresas farão com que as mulheres consigam promover mais igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Para saber um pouco mais sobre a opinião masculina a respeito das mulheres na liderança, Rafael Cecilia, diretor de Recursos Humanos da Cummins, comentou sobre a visão da empresa com relação à liderança feminina e sua expectativa para o 5° Fórum Mulheres em Destaque, que acontece em novembro.

Esta é a primeira vez que Rafael participará do Fórum Mulheres em Destaque. O diretor de recursos humanos tem grande interesse por temas relacionados à equidade de gênero e diversidade.

A Cummins, empresa do setor automotivo, tem muitas iniciativas para promover a diversidade em geral, não apenas com relação às mulheres.  Para a companhia, diversidade significa inclusão de deficientes, afrodescendentes, LGBT, estrangeiros e pessoas com necessidades especiais.

A empresa criou Grupos de Afinidade que se reúnem mensalmente para conversar sobre diversidade, promovendo informação e eliminando pré-conceitos e questionamentos, que muitas vezes surgem por falta de conhecimento. A Cummins acredita que investir e aproximar as pessoas diminui os preconceitos e melhora o convívio dos funcionários.

Outras iniciativas da Cummins são: treinamento de Diversidade, celebração de datas comemorativas, como o Dia das Mulheres, dia do Afrodescendente, entre outros, que têm como objetivo promover a discussão de questões relacionadas a gênero e raça. Em algumas ocasiões, a empresa conta com palestrantes profissionais para falar sobre o assunto, além de manifestações culturais.

Sobre a equidade de gêneros, Rafael afirma “Não tem por que existir diferença, já passamos do tempo dela existir.” E completou, evidenciando um ponto de diferença entre homens e mulheres: “As mulheres têm uma capacidade sistêmica muito melhor que a dos homens, e vivemos em uma sociedade onde é preciso ser sistêmico, nada se resolve sozinho.”

Segundo Rafael, os líderes na Cummins têm que ter seus princípios profissionais alinhados com os da empresa: “Na nossa empresa, como líder, você tem que estar muito próximo dos nossos valores e um dos mais importantes deles é respeitar a diversidade”.

O número de mulheres na liderança da Cummins está aumentando. Na América do Sul, a presença feminina já representa 33%. Nos últimos anos o crescimento de mulheres na liderança foi de 12%, e o de homens 11%.

Rafael comentou que quando a empresa desenvolve produtos e processos, desenvolve também pessoas. “É comprovado que somos muito melhores com equipes diversas, conseguimos alcançar melhores índices de qualidade e resultados”, afirmou.


Sobre o 5° Fórum Mulheres em Destaque

É a primeira vez que Rafael vai participar do Fórum Mulheres em Destaque, e ele espera aprender com outras pessoas o que as empresas estão fazendo a respeito da equidade de gênero, trocar ideias e fazer networking. O Diretor de Recursos Humanos da Cummins disse estar muito feliz em saber que outras empresas se preocupam e têm consciência da importância do assunto para a sociedade.

O 5° Fórum Mulheres em Destaque acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, na Fecomércio.

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR