PLATAFORMA DIVERSIDADE NA LIDERANÇA

29 e 30 de Novembro de 2017 - Villa Blue Tree - SP

Voltar para Notícias Exclusivas

Artigo:

Storytelling: Uma importante ferramenta para a gestão e liderança corporativa

Contar histórias é uma atitude que está presente em todos os nossos dias, tanto nas conversas com amigos como nas reuniões empresariais. É uma atitude fundamental para explicar melhor um conceito, fazer as pessoas se unirem por valores comuns e deixarem de lado medos e desconfianças.

Conhecida como storytelling, a arte de contar histórias ganhou esse nome por causa da expressão em inglês “tell a history”, que significa “contar uma história” e storyteller, que é um contador de histórias. A sua grande força vem da capacidade de inspirar e permitir que as pessoas interpretem cada história a partir das suas próprias experiências e criem um significado.

Com o passar do tempo o storytelling se tornou cada vez mais um atributo fundamental para a liderança. Uma boa história é essencial para convencer seus funcionários e clientes, e informá-los. Na posição de líder, sua missão é inspirar, influenciar e reforçar a cultura e os valores da sua empresa para os colaboradores, por isso o domínio das técnicas de storytelling é muito importante.

Por mais que possa parecer um modismo, o storytelling pode ser utilizado em diversas situações corporativas como uma ferramenta eficaz para captar a atenção das pessoas.

Contar histórias sempre foi uma parte natural da liderança e uma ferramenta poderosa de comunicação e transformação pessoal. É preciso estudar a empresa, os funcionários e os clientes para se tornar um bom contador de histórias e desta forma melhorar seus resultados, e usar a narrativa para socializar, comunicar, liderar, planejar, ensinar, motivar, engajar, entender, advertir e muitas outras finalidades.

As boas histórias são aquelas que tem um propósito, que conseguem criar uma conexão emocional com o ouvinte e transmitem ou reforçam de forma mais eficaz os conceitos, normas, números e dados estatísticos.

Histórias são um poderoso recurso para enriquecer a argumentação, mas é preciso saber criá-las para envolver as pessoas no mundo corporativo. Um relato cativante e líderes com capacidade de articulá-lo são fundamentais para a gestão empresarial.

No entanto, no mundo acelerado de hoje, diante da sobrecarga de informação à qual estamos submetidos, é preciso ser simples, direto e objetivo, pois os ouvintes têm pouca paciência para histórias desfocadas.

A Plataforma Liderança Feminina conta com um Curso Especifico de Storytelling no dia 28 de outubro de 2015 e este será um dos temas que serão abordados no 5° Fórum Mulheres em Destaque, que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Fecomércio. Garanta sua participação no evento!

Voltar para Notícias

Promoção e Organização
CKZ Diversidade
Telefone: 11 2387-0111 - 2389-1161
Av. Brigadeiro Luiz Antônio 2504 Cj 71
Edifício London - Jardim Paulista
São Paulo - SP – 01402-000
Empresa Parceira
Atento Cargill Ingersoll Rand Monsanto TE Connectivity Tozzini Freire White Martins Cooperação
ONU Mulheres HeForShe

A CKZ Eventos é proprietária do Fórum Mulheres em Destaque e do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão e detém todos os direitos da marca.
CKZ Eventos - Av. Brigadeiro Luiz Antonio 2504 Cj 71 - Edifício London - São Paulo - SP - CEP 01402-000 – Tel.: (11) 2389 -1161 | 2387- 0111

Área restrita
Desenvolvido por Badah Comunicação Integrada
FECHAR