O tempo passa e as estratégias de marketing digital continuam evoluindo em um ritmo veloz.
Por se tratarem de ações típicas do meio virtual, elas estão condicionadas ao surgimento de novas tecnologias, aplicativos, plataformas e ferramentas para aprimorar o atendimento ao cliente.
Além disso, existe a urgência de acompanhar as tendências e se adaptar aos novos interesses e necessidades do público.
Diante de uma realidade tão variável é preciso manter-se a par do progresso tecnológico para manter o marketing digital atualizado e efetivo.
Prossiga a leitura deste texto para conhecer as 5 melhores estratégias de marketing digital em 2021.
Conteúdo
Marketing de conteúdo
Essa estratégia está entre as mais utilizadas pelas empresas desde pelo menos 2013 e segue muito popular.
A produção de conteúdo relevante é uma das melhores medidas para agregar valor a um produto ou a um serviço.
Você pode fazer isso por meio de sites, blogs e redes sociais, sempre privilegiando os interesses do público-alvo para maximizar os acessos, e por consequência, o aumento das conversões.
Entre os tipos de conteúdo que atraem o público da web, podemos citar:
- Tutoriais;
- E-books;
- Artigos;
- Vídeos;
- Infográficos.
O acesso a materiais desse tipo é uma estratégia de inbound marketing altamente eficaz e tem tudo para continuar em destaque no ano de 2021.
Marketing para dispositivos móveis
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo IBGE em 2019 indica que 99,5% dos lares brasileiros usam o celular para acessar a internet.
Essa é a maior porcentagem desde 2016, o que aponta a popularização cada vez maior dos smartphones pelo país.
Portanto, os sites corporativos precisam de investimento em design responsivo para que sejam navegáveis em outros dispositivos além do computador de mesa.
Busque soluções em relação a esse aspecto junto a um webdesigner da sua confiança.
O desenvolvimento de anúncios digitais, como anunciar no Google Ads, também é impactado pela democratização dos dispositivos móveis.
As telas dos celulares e tablets são menores do que as telas de computadores e notebooks.
Por isso, é preciso desenvolver campanhas personalizadas para que a navegabilidade do usuário nesses dispositivos não fique prejudicada.
Vídeo marketing
De acordo com um artigo da agência de marketing digital orgânica, incluir material em vídeo nas landing pages aumenta as conversões em 80%. No e-mail marketing a porcentagem é ainda maior: 300%.
Isso pode ser explicado pelo fato de que consumir vídeos é mais rápido e prático do que ler artigos e e-books.
É possível pensar em formatos e roteiros inovadores para os vídeos, o que aumenta o engajamento do público e melhora a imagem da empresa.
Há várias plataformas de vídeos extremamente populares na internet, como YouTube e Vimeo. Escolha aquela que seja mais usada pelos seus clientes.
Big data
O Instituto Gartner previu que até 2020 haveria 40 trilhões de gigabytes de dados em todo o mundo.
A evolução das técnicas de marketing digital tornou as estratégias cada vez mais especializadas, o que se traduziu em maior geração de dados.
Informações como nome, e-mail, termos mais pesquisados e páginas visitadas são as matérias-primas de campanhas de Twitter Ads e produção de conteúdo, por exemplo.
Considerando que o volume de dados só tende a crescer ao longo dos próximos anos, as tecnologias de big data estão se tornando fundamentais para o pleno funcionamento das empresas.
Essas tecnologias são próprias para lidar com volumes muito expressivos de dados de maneira efetiva.
Os empreendimentos precisam organizar as informações de maneira contextualizada para que elas possam ser usadas adequadamente. A big data, portanto, vem para ficar.
WhatsApp marketing
Dito isso, chegou a hora de investir em marketing diretamente por aplicativos de mensagem. Nessa área o WhatsApp é o mais popular.
Segundo a pesquisa Panorama Mobile/Opinion Box de 2020, 90% dos brasileiros enviam mensagens de texto pelo WhatsApp.
A popularidade do app está completamente consolidada. Portanto, integrá-lo às campanhas de marketing é vital para manter-se relevante no mercado.
A versão voltada para pequenas empresas, WhatsApp Business, possui funcionalidades importantes para aprimorar o posicionamento corporativo na plataforma.
A criação recente do WhatsApp Pay também elimina barreiras e permite efetuar transações e pagamentos diretamente pelo app.
Com isso, vemos que o WhatsApp está se tornando essencial para o marketing digital.
Portanto, apresentamos neste texto as 5 melhores estratégias de marketing digital em 2021. Todas elas apresentam oportunidades de crescimento imperdíveis.
Invista em capacitação e tecnologia para proporcionar as melhores condições à equipe de marketing do seu negócio.
Desenvolva estratégias arrojadas como as citadas aqui e veja seu negócio subir de patamar.