Uma plataforma de vídeos no YouTube e ideal para atrair novos clientes. Mais de 2,3 bilhões de usuários por mês é uma massa ampla na qual certamente podem ser encontrados clientes em potencial
O YouTube oferece mais possibilidades do que apenas puro entretimento e distribuição. Curiosamente, o portal tem mais usuários regulares do que o mensageiro WhatsApp.
Mas como as empresas usam os anúncios do YouTube para si – entre todos os videoclipes, notícias e conteúdo de influenciadores? Como agência de publicidade, analisamos como possibilidades e temos dicas de como você pode ser beneficiário de conteúdo de alta qualidade no setor B2B e B2C.
Conteúdo
Inúmeras possibilidades em formato de vídeo
O conteúdo pode ser exibido de maneira muito diferente no YouTube. O formato mais comum são os anúncios in-stream, que podem ser ignorados após alguns segundos. Mas mesmo que os usuários não assistam ao anúncio até o fim, eles ainda produzem por meio da interação e dos leads.
Os anúncios não puláveis, que têm um efeito positivo no alcance e no reconhecimento da marca, são muito mais populares. Os temas relacionados ao conteúdo de vídeo já podem aparecer nos resultados da pesquisa. Esses anúncios tornam-se relevantes quando a vontade de comprar já existe. Por exemplo, um anúncio das sapatilhas femininas da estação primavera.
Existem também outros formatos de anúncios do YouTube que visam objetivos específicos – anúncios de descoberta, anúncios bumper ou anúncios out-stream são menos conhecidos, mas podem contribuir significativamente para o sucesso desejado da empresa.
5 maneiras de anunciar com sucesso no YouTube
O potencial da plataforma de vídeo como ferramenta de publicidade é enorme – os objetivos necessários podem ser definidos e implementados com precisão, sobretudo devido à variedade de opções de publicidade. As campanhas funcionam em B2B e B2C, para que diferentes públicos-alvo possam ser atendidos intencionalmente.
1. Definição do público-alvo
Para que o anúncio do YouTube tenha todo o seu efeito, é essencial saber quem é receptivo a ele. O conhecimento granular do grupo-alvo é, portanto, importante. Só então o anúncio será cuidadosamente visualizado e interagido.
Na melhor das hipóteses, um lead ou uma conversão se desenvolve a partir dele. Os grupos-alvo podem ser especificados com precisão na conta do Google Ads – vinculada ao YouTube, é claro – para que a reprodução ocorra de forma que os usuários certos a recebam.
2. Defina metas a escolha formatos
Para colocar o anúncio certo, as empresas devem ter clareza com antecedência sobre o objetivo que desejam alcançar com ele. Aumentar o reconhecimento da marca? Fortalecer o alcance? Para cada etapa da jornada do cliente , os anúncios do YouTube oferecem formatos selecionados com bom desempenho.
- Anúncios in-stream ignoráveis: o mais completo para qualquer esforço para vincular conteúdo importante aos primeiros 5 segundos
- Anúncios in-stream não puláveis: para reconhecimento e alcance da marca, máximo de 15 segundos
- Anúncios out-stream: aumente o alcance móvel
- Anúncios bumper: aumente o alcance e o reconhecimento da marca, 6 segundos antes dos vídeos do YouTube
- Anúncios Discovery: úteis se você já tiver interesse, aparecem na lista de resultados de pesquisa.
3. Conteúdo criativo e surpreendente
Como a maioria dos anúncios do YouTube dura apenas alguns segundos ou pode ser ignorada, os primeiros momentos são particularmente importantes. Além disso, a atenção está diminuindo com anúncios mais longos.
Conteúdos e declarações importantes devem ser colocados no início. Como regra, o aspecto central deve ser claramente declarado após cerca de 5 segundos.
Além disso, o vídeo deve ser de alta qualidade – 4K não é mais uma raridade. Porque o YouTube não é usado apenas em pequenas telas, mas também em grandes aparelhos de TV. A execução profissional é, portanto, essencial.
Os anúncios do YouTube funcionam melhor quando apresentam as pessoas. Estes podem captar a atenção com um endereço direto de preferência em close. Com isso e o uso das emoções, os anunciantes também aumentam a chance de que o anúncio seja assistido até o fim.
4. Princípio ABCD para mais atenção
A mensagem central é os usuários selecionados somente após alguns segundos, mas os usuários agregam o valor agregado dos produtos quando assistem aos anúncios do YouTube até o fim dos anúncios para que isso seja bem sucedido, os espectadores são guiados por quatro fases estratégicas de marketing. O próprio Google também defende o cumprimento do princípio ABCD.
ATRAIR: A primeira declaração criativamente impressionante chama a atenção e o interesse do usuário.
MARCA: Uma mensagem audiovisual da marca nos primeiros segundos mostra ao espectador o caminho.
CONNECT: Cenário e estilo devem cobrir as necessidades do grupo-alvo, o anúncio do YouTube deve se apresentar como um solucionador de problemas.
DIRETO: instruções claras e recomendações de ação facilitam as coisas para o espectador. O sucesso desejado é desejável com um call to action.
5. Dirigindo-se ao público-alvo no canal certo
Nada é pior do que um anúncio em vídeo no canal errado. Nenhum usuário vê anúncios tematicamente inadequados. A largura de banda para o playout na plataforma de vídeo é enorme – tanto em termos de conteúdo quanto de geografia.
Os canais certos, nos quais o grupo-alvo desejado pode ser encontrado, podem, portanto, já ser selecionados durante a instalação do anúncio. De qualquer forma, vale a pena dar uma olhada na lista de assinantes para saber se há mais clientes B2B ou B2C por lá.
O controle de exibição pode ser realizado a qualquer momento como parte da otimização para reduzir ao mínimo o desperdício. Porque as listas de usuários podem mudar ao longo do tempo.
Conclusão
os anúncios do YouTube têm grande potencial no mercado publicitário
Opinião aos anúncios clássicos do Google, os anúncios no YouTube têm a oportunidade de alcançar o potencial comprador em todas as etapas da jornada do cliente.
A diferença marginal é que não são anúncios na web, mas o usuário já recebe uma imagem clara que desperta seu interesse e depois satisfaz suas necessidades. A alta emotividade que se tornou A torna-se um coringa na plataforma de vídeo.
Os vídeos são oferecidosno marketing e agora também na publicidade em mecanismos de busca. As empresas que seguem esse zeitgeist estão um grande passo à frente da concorrência.